REIKI USUI TIBETANO & TRADICIONAL JAPONÊS

mikao usuiO REIKI é um sistema natural de cura, harmonização e reequilíbrio energético, que auxilia na manutenção e recuperação da saúde.

O REIKI é a fusão de duas fontes de energia: o REI, que é a energia universal (espiritual) e o KI, que é a energia vital. Podemos dizer que o REIKI é a “energia vital universal”.

Esse método de cura pela imposição das mãos foi criado no Japão, em 1922, pelo Dr. Mikao Usui.

Nesse método terapêutico, o terapeuta, devidamente sintonizado na técnica, age como canal de recepção e transmissão da energia REIKI, impondo suas mãos diretamente sobre órgãos, pontos em desequilíbrio e centros energéticos do corpo, proporcionando bem-estar e cura.

O tratamento com o REIKI também pode ser aplicado sob a forma de massagens, percussão (pequenos socos), deslizamento, fixação do olhar e direcionamento pela ponta dos dedos.

É importante saber que o Reiki não age apenas no corpo físico. A energia, ao sofrer modulações vibratórias, proporcionadas pelo uso de determinados símbolos, atua também nos processos emocionais, mentais e ainda na conscientização espiritual.

A energia REIKI pode ser modulada para envio a eventos do passado, presente e futuro, bem como para aplicação presencial ou à distância, além de não ter contraindicações, nem cunho religioso.

Reiki (2)Como terapia complementar, o REIKI interage em vários processos, conjugando-se perfeitamente bem a outros métodos terapêuticos holísticos e convencionais, como a medicina moderna e a psicologia.

O REIKI é uma terapia reconhecida e enquadrada nas práticas integrativas e complementares em saúde humana, recebendo o código 8690-9/01 da CONCLA (Comissão Nacional de Classificação), órgão responsável pela classificação de profissões, ligado ao Ministério do Trabalho e ao IBGE.

ATUAÇÃO E INDICAÇÕES DE USO DO REIKI

•       Alívio de dores físicas em geral, incluindo dores musculares e articulares

•       Redução do stress e do cansaço

•       Aumento da auto-estima

•       Recuperação mais rápida da saúde

•       Fortalecimento do sistema imunológico

•       Libertação de traumas emocionais

•       Problemas de insônia

•       Redução dos efeitos colaterais dos fármacos em geral e dos quimioterápicos

•       Estados depressivos, síndrome do pânico, fobias e ansiedade

•       Antes e depois de intervenções cirúrgicas (preparação e recuperação)

•       Vícios e compulsões (fumo, drogas, distúrbios alimentares, etc.)

•       Perda de memória e concentração

•       Auxilio no processo de aprendizagem

•       Coadjuvante no tratamento de enfermidades graves, dentre outros.

 

VANTAGENS DO REIKI

 Simplicidade e praticidade – está à disposição de todos, em quaisquer situações e momentos;

Caráter holístico – atua na totalidade do Ser, nos corpos físico, emocional, mental e espiritual;

Auto-aplicação – o terapeuta pode usar o Reiki em seu próprio benefício, pois a técnica permite a auto-aplicação;

Sem diagnóstico – não exige avaliação clínica da patologia ou síndrome para que um tratamento seja bem sucedido;

Não desgasta o terapeuta – não utiliza a energia vital do terapeuta, que age apenas como canal;

Não precisa despir – o receptor permanece vestido durante o tratamento;

Complementar a qualquer tratamento – como mencionado anteriormente, pode ser conjugado com outras técnicas terapêuticas e tratamentos convencionais, sem dano ao receptor;

Transita pelo tempo e espaço – a técnica permite envio da energia à distância, num processo similar ao da emissão de ondas eletromagnéticas. Essa energia pode ser enviada para qualquer pessoa, coisa, lugar, situação ou evento ocorrido no passado, presente ou futuro, rompendo tempo e espaço;

Beneficia todo ser vivo – além da aplicação em seres humanos, beneficia todos os demais seres vivos, como plantas e animais, pelo seu caráter revitalizante;

Não fica obsoleto – a energia Reiki é a mesma desde seu descobrimento e funcionará sempre, independentemente de novas descobertas da ciência e avanços tecnológicos;

Sem polaridades – o Reiki é uma energia neutra. Não há polaridades, como as energias Yin e Yang, sendo totalmente segura a aplicação, sem necessidade de conhecimento prévio da síndrome de paciente;

Transformação de consciência – além de aumentar a reserva de energia física, o Reiki amplia o campo áurico e expande a consciência de quem a pratica e recebe;

Não é religião ou crença – O método Reiki é sagrado, mas não é religião, crença, credo ou sistema filosófico. Não tem restrições ou preconceitos e se adapta tranquilamente a qualquer cultura, raça, religião, seita, idade, grau de escolaridade e condição física de quem o pratica ou recebe.

5 PRINCÍPIOS DO REIKI – GOKAI

Kyo dake wa (Somente por hoje)

Okoru na (Não se zangue)

Shinpai suna (Não se preocupe)

Kansha shite (Seja grato)

Gyo-o hage me (Trabalhe honestamente)

Hito ni shinsetsu ni (Seja gentil com todos os seres)

 Veja também nossos Seminários de Reiki em CURSOS.